Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67349

Share on

Title: Determinação de teor de taninos em diferentes extratos secos de Parkinsonia aculeata obtidos por diferentes métodos de secagem
Authors: Lima, Italo Carvalho de
Keywords: polifenóis; taninos; ácido gálico; Parkinsonia aculeata; Libidibia ferrea
Issue Date: 12-Nov-2025
Citation: LIMA, Italo. Determinação de teor de taninos em diferentes extratos secos de Parkinsonia aculeata obtidos por diferentes métodos de secagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Farmácia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Parkinsonia aculeata (Fabaceae) é uma espécie vegetal de interesse farmacológico promissor, conhecida popularmente como cina-cina e canafístula e com atividades farmacológicas conhecidas, como efeito antioxidante, anti-inflamatório e antitumoral. Contudo, a espécie ainda é pouco explorada cientificamente, especialmente o que tange a otimização de seus extratos e estudos quantitativos acerca dos seus componentes fitoquímicos. Os taninos, metabólitos secundários da classe dos polifenóis, destacam-se por suas propriedades antioxidantes e adstringentes, conferindo-lhes significativo potencial terapêutico. Este trabalho teve como objetivo quantificar o teor de taninos totais em extratos secos advindos das partes aéreas de P. aculeata submetidos a diferentes métodos de secagem, utilizando espectrofotometria na região do UV-VIS, uma técnica reconhecida por sua precisão, sensibilidade e baixo custo. A metodologia consistiu na utilização dos extratos secos provenientes da estufa de circulação (40 ~ 60°C), liofilizador (-50°C) e spray dryer (150 °C e 170 °C), junto ao reagente de Folin-Ciocalteu e a precipitação com caseína. Para a análise, foi construída uma curva de calibração com ácido gálico como padrão, e as leituras de absorvância foram realizadas a 760 nm. Os resultados revelaram que o teor de taninos totais variou significativamente em função do método de secagem empregado, os valores do extrato liofilizado (416,27 mg EAG/g), spray dryer 150°C (381,68 mg EAG/g), estufa de circulação (320,82 mg EAG/g) e spray dryer 170°C (264,19 mg EAG/g) permitiram estimar a concentração de taninos totais expressos em equivalentes de ácido gálico (EAG), contribuindo para a caracterização fitoquímica desta espécie e fornecendo subsídios para futuras investigações sobre o seu potencial farmacológico, especialmente na seleção do método de secagem mais eficiente para a preservação dos taninos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67349
Appears in Collections:(TCC) - Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ~ ITALO CARVALHO DE LIMA.pdf4.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons